Comprar casa é uma decisão muito importante e para muitas pessoas é mesmo a maior transação financeira das suas vidas. Assim reunimos aqui um conjunto de conselhos sobre como comprar casa, os quais devem ser considerados na hora de comprar casa.

Por isso preparar-se, falando com o Especialista do Bairro® é fundamental para ter acesso às melhores oportunidades de mercado pois o Especialista do Bairro, melhor que ninguém conhece todos os imóveis em venda e as suas características de forma a melhor o aconselhar e conseguir o melhor negócio.

Hoje em dia parece muito fácil procurar uma casa, seja um apartamento, uma moradia, um prédio unifamiliar ou qualquer outro tipo de imóvel. Na internet há inúmeros portais imobiliários e websites que lhe apresentam uma grande variedade de casas para venda.

No entanto, nenhum destes portais o aconselha ou orienta. Só um consultor imobiliário como cada um dos nossos Especialistas, que conhecem muito bem os bairros, possui os conhecimentos necessários a dar-lhe todas as informações que necessita.

Um consultor Especialista do Bairro ®, que conheça o mercado imobiliário e as suas tendências, o bairro onde quer viver e que tenha acesso às melhores estatísticas e informação de mercado e experiência, o pode ajudar a fazer as melhores opções e a melhor compra possível.

Conselhos Comprar Casa

Se está a pensar comprar casa, destacamos os seguintes factores como os mais importantes para planear a compra:

1. Definir um Valor do Investimento e obter uma pré-aprovação do empréstimo

Nem todos os compradores necessitam de recorrer a crédito à habitação quando vão comprar casa, mas para muitos essa é a única forma de o conseguirem fazer.

Para quem necessita de acesso a crédito imobiliário, o primeiro conselho será tratar com um intermediário financeiro para analisar o seu orçamento familiar e determinar consigo a prestação mensal máxima que poderá pagar.

 

No caso de recorrer a crédito estime o valor de sinal que está disponível para pagar no momento do Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV) pois isso vai ser importante no momento da negociação.

Antes de comprar casa é ainda importante não esquecer todos os custos relacionados com a compra, nomeadamente os impostos que deverá pagar ao estado (IMT e Imposto de Selo) e os custos de escritura, pelo que o valor de investimento deve contemplá-los.

Assim, quando está a comprar casa, é muito importante trabalhar com um intermediário financeiro que conheça a linguagem dos bancos e o significado de todas aquelas siglas complicadas (LTV´s, Libor 6, Libor 12, TAE, TAEG, MTIC, .. etc) para o poder aconselhar nas suas decisões.

Idealmente aconselhamos que faça uma pré-análise com 2 ou 3 bancos, para verificar que condições lhe oferecem e qual o valor de crédito à habitação ideal para si.

2. Definir o Tipo de Casa, Timing de compra e Localização

Se vai comprar casa, a casa ideal depende de quem a vai habitar, do uso que lhe vai dar e está diretamente relacionada com o tipo de necessidades que vai satisfazer.

O tipo de casa pode depender, do nº de filhos (hoje e num futuro próximo), do local de trabalho, dos estilos de vida, da residência dos pais, da necessidade de transportes e até das modas, num conjunto enorme de variáveis que lhe dão uma vastidão de cenários em que a ajuda de um Especialista do Bairro ® é essencial.

 

O tipo de casa pode depender, do nº de filhos (hoje e num futuro próximo), do local de trabalho, dos estilos de vida, da residência dos pais, da necessidade de transportes e até das modas, num conjunto enorme de variáveis que lhe dão uma vastidão de cenários em que a ajuda de um Especialista do Bairro ® é essencial.

É ainda importante definir se está disposto a comprar um imóvel que necessite de obras, seja uma remodelação completa (com alteração da electricidade e canalização) ou uma simples pintura.

Perante cada situação vamos ajudá-lo a definir o mix de variáveis ideal para si, construindo consigo a solução ideal, prosseguindo depois para a selecção dos imóveis e as tão aguardadas visitas.

3. Proteja-se de potenciais problemas.

Embora Portugal esteja longe das situações de outros tempos em que as burlas eram fáceis, ainda existem um conjunto de situações, tais como dívidas ao condomínio, arrestos de tribunais, litígios familiares, penhoras e outras situações legais associadas ao imóvel, que importa que sejam verificadas e validadas por um consultor com formação profissional e que esteja assessorado por advogados experientes do sector imobiliário.

Isso vai-lhe permitir estar descansado em relação a potenciais problemas legais/fiscais que em última análise podem ser transmitidos para si.

Não esqueça que esta é a maior transação financeira da sua vida. Escolha sempre com critério o melhor especialista para o aconselhar.

4. Poupe Tempo e Dinheiro. Trabalhe com Especialistas

Na procura da sua casa ideal, deverá optar sempre por aconselhar-se com um consultor profissional que conheça o Bairro onde pretende comprar o imóvel, pois este é quem melhor o poderá aconselhar em relação ao bairro onde investir. O ideal é escolher um dos nossos Especialistas do Bairro ®.

O nosso especialista vai ainda ajudá-lo a encontrar a casa dos seus sonhos e na negociação da proposta de compra. Ao aconselhar-se com um consultor Especialista do Bairro ® ele vai fazer por si a selecção de imóveis que efectivamente encaixam nas suas preferências e fazer-lhe poupar tempo. Ninguém como um consultor especialista sabe fazer as perguntas certas que evitam visitas desnecessárias a casas que não correspondem aos anúncios.

Confie num Especialista do Bairro ® que, o acompanha e não lhe custa dinheiro, ao mesmo tempo que lhe permite poupar tempo e contratempos.

Agora que já se preparou ao definir um valor de investimento, o Bairro onde quer morar e o tipo de casa que pretende, veja Como Procurar a casa a que vai chamar sua.

Para Comprar Casa, contacte-nos ou ligue-nos através do tel. 211 300 370 e fique a conhecer o nosso serviço gratuito de Personal Shopper.

Se gostou dos nossos conselhos ou caso ainda tenha dúvidas,
solicite o Guia com os “Melhores conselhos para comprar casa”.

Contacte agora um Especialista do Bairro ®
Telefone 211300370
WhatsAPP (910500580)
Email: clientes@casasebairro.com

Actualizado Updated: July 2019

Se gostou dos nossos Conselhos Antes de Comprar casa, já definiu que tipo de casa quer comprar e qual o investimento que melhor se adapta a si, está na altura de começar a procurar a sua casa de sonho.

Com milhares de imóveis disponíveis, a tarefa de seleção dos melhores é difícil e demorada. Leia as nossas sugestões para uma procura de casa bem sucedida.

1. Portais Imobiliários

É inevitável! Os portais imobiliários são para a maior parte das pessoas o primeiro lugar onde procuram a casa que pretendem comprar.

Definida a tipologia, a zona e o intervalo de preços, surge uma lista com milhares de resultados e aqui a questão que se coloca é de como os distinguir entre eles. Ao procurar-nos para comprar a sua casa, irá poupar muito tempo de pesquisas inúteis e cheias de resultados repetidos pois usamos os mais avançados softwares de Inteligência Artificial no processo de selecção dos imóveis que correspondem às suas preferências.

Se ainda não tiver um Especialista do Bairro a ajudá-lo o ideal é ordenar a lista dos resultados pelos imóveis mais baratos, que representarão as melhores oportunidades.

A internet é um poderoso aliado, mas também pode levá-lo a perder-se nas infindáveis listagens e a marcar visitas a imóveis que não correspondem às suas preferências pois aquilo que aparentavam muitas vezes não corresponde à realidade, quer em termos de características, quer em termos de localização.

Já para não falar de todos os imóveis que surgem nas listagens dos portais, mas que quando liga já foram vendidos. Evite esta perca de tempo! Contacte-nos e o nosso Especialista do Bairro ® irá substitui-lo nestas tarefas desgastantes e consumidoras do seu tempo.

 

Se fôr um Especialista do Bairro ® será reconhecido no mercado e terá várias parcerias estabelecidas que lhe permitirão mostrar-lhe todos os imóveis existentes no mercado. Um verdadeiro profissional não lhe mostra só os imóveis da agência que representa mas procura em todo o lado o melhor imóvel para si.

2. Aconselhe-se com um Especialista

Falar com um especialista apresenta várias vantagens. A começar pelo facto de que o consultor irá usar o seu tempo e conhecimento, para fazer, por si, o trabalho de pesquisa e seleção do imóvel que melhor se encaixa nas suas preferências e objectivos. Se for um Especialista do Bairro ® este será o seu melhor aliado para encontrar a melhor casa para si.

Se fôr um Especialista do Bairro ® será reconhecido no mercado e terá várias parcerias estabelecidas que lhe permitirão mostrar-lhe todos os imóveis existentes no mercado. Um verdadeiro profissional não lhe mostra só os imóveis da agência que representa mas procura em todo o lado o melhor imóvel para si.

Na GREAT estamos focados na total satisfação do cliente. Se o imóvel que melhor se adapta ao que o cliente pretende comprar está a ser promovido por outra agência, esse imóvel fará parte da lista dos imóveis a visitar.

No final da seleção o Especialista do Bairro ®  irá apresentar-lhe os melhores resultados (ideal entre 3 e 4) para iniciar o processo de visitas.

Para conhecer o seu Especialista do Bairro ® em Lisboa fale connosco aqui, mas se estiver noutra localidade procure alguns agentes imobiliários locais, entreviste-os e decida quem considera mais preparado para o ajudar.

 

conselhos-comprar-casa-visita-great-imobiliaria

3. Como fazer uma Visita

Depois da selecção de imóveis chega o momento das visitas.

Ao visitar um imóvel deverá avaliar variáveis muito importantes, como a exposição solar, a distribuição dos espaços, descobrir se já existiram obras e qual foi a sua profundidade e ainda o estado geral do prédio (que pode representar uma despesa futura). O Especialista do Bairro ® que o irá acompanhar nas visitas irá ajudá-lo a garantir que todas estas informações são verificadas.

Aproveite a visita e faça todas as perguntas que lhe surgirem a partir do que vê, tais como problemas de infiltrações, rachas nas paredes e equipamentos que parecem degradados.

Caso pretenda comprar uma casa para remodelar aconselhamos a que tome a decisão sobre o preço a oferecer depois de ter um orçamento de uma empresa fiável quanto a preços e prazos da obra a realizar. Se pretender um aconselhamento podemos ajudá-lo. A GREAT Casas&Bairro tem várias parcerias com empresas que lhe garantem obras de qualidade, que cumprem os prazos e os orçamentos.

Quando visitar o imóvel procure sentir se essa casa é aquela a que quer chamar sua. Averigue se o bairro encaixa no seu dia-a-dia e se sente feliz a viver aí nos próximos tempos.

4. Estabeleça prioridades

Todos queremos o máximo pelo mínimo valor. Seria ótimo fazer o pleno da nossa lista de desejos, mas normalmente, haverá sempre algumas características que acabarão por ficar de fora da sua lista inicial.

O segredo está em partilhar com o seu especialista imobiliário quais as características de que não prescinde e as de que está disposto a abdicar. Com as visitas aos imóveis selecionados, acabará por perceber que, de tudo o que pretendia há algumas características que poderá ter de abdicar, para cumprir o orçamento estipulado.

Um verdadeiro especialista vai procurar encontrar a casa com o máximo de características que procura, mas será bom conhecer as suas prioridades. É esse mix final que vai definir como vai ser a casa a que vai chamar sua.

5. Peça informações sobre o Bairro

Solicite informação correta e atualizada sobre o bairro, tais como; qual é o morador típico, os prós e contras do bairro, as tendências dos novos moradores, a vitalidade do comércio, as zonas mais movimentadas e as mais sossegadas, a facilidade em estacionar, as ligações viárias e de transportes entre muitas outras.

Só os consultores da GREAT Casas&Bairro têm formação e sabem tudo sobre o bairro e estão prontos a aconselhá-lo e a dar-lhe todas as informações de que necessita.

6. Visite o Bairro

Muitas vezes criamos uma ideia sobre um bairro e depois este não corresponde às necessidades que procuramos nele para viver.

Assim é muito importante conhecer a comunidade e o seu dia-a-dia. Se nunca viveu no bairro para onde pensa ir morar, passeie por ele, de dia, de noite e ao fim de semana, para ver se este corresponde ao que quer para si e se é o bairro onde pretende viver.

Agora que já fez as visitas e escolheu o Bairro onde quer viver, escolha o imóvel que melhor encaixa nas suas preferências. Está na hora de fazer uma proposta e fechar negócio.

A sua casa está cada vez mais próxima. Veja quais são os próximos passos para Fechar Negócio e ir viver para a sua futura casa.

 

Se gostou dos nossos conselhos e sentiu que foram úteis, ou ainda tem dúvidas, conte com o nosso profissionalismo.
Contacte aqui um Especialista do Bairro ®
Telefone 211300370
WhatsAPP (910500580)
Email: clientes@casasebairro.pt

Actualizado Updated: July 2019

conselhos-comprar-casa-visita-great-imobiliaria
conselhos-comprar-casa-fecho-negocio-great-imobiliaria

Chegou o grande momento! Tudo o que planeou Antes de Comprar, as visitas que fez, tudo culmina neste momento final, em que está prestes a comprar a sua nova casa. Depois de decidir onde quer viver e o que não prescinde na sua nova casa, chegou finalmente a fase de fazer proposta e fechar negócio.

Siga os nossos conselhos essenciais para fechar o melhor negócio.

1. Segurança. Só há segurança no investimento para quem trabalha com Especialistas

Muitas vezes a emoção da decisão e a falta de informação leva muitas pessoas a descurar aspectos fundamentais da compra.

Antes de apresentar uma proposta solicite toda documentação e informação relacionado com o imóvel para conhecer por completo a situação relativa a potenciais problemas.

Temas como a exatidão da informação nas certidões, a legitimidade de quem está a vender, ónus como hipotecas, dívidas de condomínio, problemas judiciais como arrestos, obras sem autorização camarária, sótãos ilegais, entre muitos outros problemas potenciais deverão ser esclarecidos por um acompanhamento legal profissional.

E sobretudo não avance com sinais e para um CPCV (Contrato Promessa de Compra e Venda) sem o seu consultor imobiliário verificar com os advogados, a segurança e legitimidade de toda a transação.

Esta é provavelmente, uma das maiores transações financeiras de toda a sua vida.

Confiar é natural, mas é crucial estar bem acompanhado por uma mediadora como a GREAT Casas&Bairro que seja assessorada por advogados especialistas em direito imobiliário.

 

Não há muito por onde enganar. Quando chega a hora de fechar o negócio, o comprador (você) quer pagar o mínimo possível e o proprietário (vendedor) quer receber o máximo possível. Se até aqui ainda não está a ser aconselhado por um Especialista do Bairro ®, está na hora de falar com um.

2. A Estratégia no processo Negocial

Agora que escolheu a casa que quer comprar, inicia-se um processo de negociação, com proposta, contraproposta e várias variáveis negociais.

Não há muito por onde enganar. Quando chega a hora de fechar o negócio, o comprador (você) quer pagar o mínimo possível e o proprietário (vendedor) quer receber o máximo possível. Se até aqui ainda não está a ser aconselhado por um Especialista do Bairro ®, está na hora de falar com um.

É o Especialista do Bairro ® que irá aproximar comprador e proprietário tornando o negócio possível.

Um profissional, ao contrário da maior parte das pessoas que compram entre 1 a 3 casas numa vida, faz e negoceia centenas de transações ao longo da sua vida. Tem assim uma experiência e know-how  para desenhar a melhor estratégia negocial e conseguir o melhor negócio possível por si.

Um  Especialista do Bairro ® com formação em negociação é por isso uma vantagem negocial para si pois vai garantir que ambos fazem o melhor negócio possível e sobretudo que você consegue mesmo comprar a casa que deseja.

Com a sua experiência e conhecimento do bairro vai aconselhar a melhor estratégia da proposta a apresentar , considerando as últimas transações de mercado.

Caso existam outras propostas saberá destacar ainda as condições da sua oferta perante a de outros compradores.

Se ainda está a comprar a sua casa sozinho, ciente dos riscos envolvidos, aqui fica um conselho final sobre a negociação: Se se quer distinguir dos outros potenciais compradores, apresente uma proposta estruturada, pormenorizando todos os detalhes da mesma além do preço (sinal, prazos para CPCV e Escritura).

3. Reservas de Imóveis

As reservas de imóveis não têm qualquer validade jurídica.

A única forma de “reservar” e garantir juridicamente direitos sobre um imóvel é celebrando um contrato promessa de compra e venda (CPCV).

Qualquer outro tipo de reserva está no âmbito do acordo de cavalheiros, pelo que mesmo que as partes acordem os termos do negócio, se uma das partes decidir mudar de opinião a outra parte não tem como a obrigar a manter o acordado, podendo por exemplo vender o imóvel pelo preço, ou não, a uma terceira parte.

 

 

conselhos-comprar-casa-fecho-negocio-great-imobiliaria

4. O CPCV (Contrato Promessa de Compra e Venda)

Para haver negócio, não é obrigatório que exista CPCV. As partes (Comprador e Vendedor) podem optar por fazer diretamente uma escritura.

Normalmente existe CPCV quando é necessário mais tempo para concluir a venda e o comprador quer assegurar que o proprietário se compromete em vender e vice-versa.

Caso exista CPCV há um conjunto de documentos que vão ser necessários (ver ponto 6). Claro que se trabalhar com os nossos Especialista do Bairro ®, os advogados experientes em imobiliário com que trabalhamos, tratam de tudo e estão disponíveis para lhe explicar o que for necessário.

Tratando-se de um documento particular e não de um acto público, as partes podem ainda decidir se procedem ao registo do CPCV ou não. Caso pretendam proceder ao registo tenha em atenção que as assinaturas terão de ser reconhecidas por advogado ou solicitador com poderes para tal.

É ainda importante definir se pretendem manter a execução específica ou se aceitam excluí-la dos termos do contrato.

5. A Avaliação Bancária

Se for recorrer ao crédito à habitação para comprar casa, a avaliação bancária é um elemento fundamental. Se o perito avaliador do banco fizer uma avaliação que não esteja em linha com o valor acordado, a compra da casa poderá não se verificar pois o banco nunca vai abdicar das suas linhas de actuação.

 

6. Documentos

Como comprador vai querer a segurança de estar a comprar um imóvel livre de ónus e encargos.

Isso implicará dispor de um conjunto de documentos quer para o CPCV que para a escritura que convém confirmar que estão válidos:

CPCV ESCRITURA PÚBLICA
Documentos Pessoais (Cartão Cidadão ou BI) Sim Sim
Certidões de teor da Conservatória do registo predial Sim Sim
Caderneta Predial (Finanças) Sim Sim
Licença de Utilização 1 Sim Sim
Ficha técnica de habitação 2 X Sim
Certificado Energético (CE); Sim Sim
Direitos de preferência – CML 3 X Sim
Direitos de preferência – IGESPAR 3 X Sim
Certidão de infraestruturas X Sim
Cancelamento de registo de afetação a reservas matemáticas X Se aplicável
Comprovativo Pagamento IMT n.a. Sim

Legenda:
1. Licença de Utilização ou Licença de Habitação ou Alvará de Utilização (para imóveis posteriores a 7 Agosto 1951);
2. Ficha Técnica de Habitação (A FTH é exigida para os prédios que tenham sido edificados ou que tenham sido submetidos a obras de reconstrução, ampliação ou alteração após 30 de Março de.2004)
3. Direitos de preferencia (DP´s) da CML e do IGESPAR (se o imóvel for classificado, em vias de classificação ou ficar em zona de proteção).
n.a. – não aplicável

Depois da Escritura não esqueça que terá ainda de proceder ao registo do imóvel em seu nome nas finanças no prazo de X dias e na conservatória, embora nesta não exista prazo obrigatório.

No caso de haver hipoteca bancária o banco irá fazer o registo na conservatória por si.

7. Todos os Custos da Escritura

São vários os custos envolvidos numa transacção de compra. Tipicamente os custos dividem-se da seguinte forma pelas partes:

– Proprietário (Vendedor) paga:
Declarações de exercício de Direitos de Preferência* – CML
Declarações de exercício de Direitos de Preferência* – IGESPAR
Certidão Toponímica*
Certificado Energético

* Na GREAT todos estes serviços são oferecidos gratuitamente ao proprietário.

Quanto ao comprador, ele terá os seguintes custos:
– IMT – Imposto Municipal sobre as Transações onerosas de imóveis (a pagar até ao momento da escritura);
– Imposto de selo (a pagar até ao momento da escritura);
– Custos Notariais;
– Custos com o crédito imobiliário (Avaliação, Abertura de processo, registo de hipoteca, …).

Há ainda as obrigações fiscais. Se a casa que comprou vai ser a sua residência tem … dias para fazer a comunicação às finanças.

Se gostou dos nossos conselhos e sentiu que foram úteis, ou ainda tem dúvidas, conte com o nosso profissionalismo.
Contacte aqui um Especialista de BairroTM
Telefone 211300370
WhatsAPP (910500580)
Email: clientes@casasebairro.pt

Actualizado Updated: July 2019

Guia como Comprar Casa

Receba gratuitamente

Mostrar pesquisa
Esconder pesquisa

# Vídeos

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Conheça todos os nossos Serviços para Compradores

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente