Nestes dias quentes, ir para a praia é aquele dia com que andamos a sonhar a semana inteira! Aproveite a proximidade de Lisboa a tantas praias magníficas para passar um dia relaxante ao ar livre e muito mais fresco!

Aqui ficam 8 conselhos para gozar um dia de praia em pleno e em total segurança:

1) Praia segura mesmo em tempo de Pandemia!

Em tempos de Pandemia nunca é demais lembrar que devemos ter comportamentos responsáveis de forma a proteger a saúde de todos. Assim na escolha da praia para onde ir além da proximidade à sua casa e os seus gostos pessoais, não se esqueça de consultar o nível de ocupação na app Info Praia ( https://infopraia.apambiente.pt/rules/ , optando pelas praias mais vazias assinaladas a verde.

2) Bronzeado sim, insolação não, tome alguns cuidados na praia!

A maioria de nós adora aquele ar saudável que um tonzinho nos dá e a exposição ao sol é extremamente benéfica para a nossa saúde pois a nossa maior fonte de vitamina D é o sol! A maioria dos especialistas aconselham-nos a ficarmos expostos ao sol pelo menos 15 minutos todos os dias. Mas na praia ou em situações onde a exposição solar é forte e direta, é preciso ter cuidados para que um dia maravilhoso não se transforme numa enorme dor de cabeça.

Antes das 10h e depois das 16h são os momentos do dia ideais para apanhar sol porque a radiação solar não é tão forte. Entre estes horários, aproveite uma boa sombra e não se esqueça de passar um creme solar com proteção elevada de 2 em 2 horas e de beber muita água.

3) Água, água e mais água porque Hidratação é essencial!

Quanto estamos sujeitos a altas temperaturas, hidratar o corpo é crucial! Com o calor transpiramos mais e precisamos de repor os líquidos que perdemos. Beber muitos líquidos e em especial água é um dos principais cuidados na praia. Frutas frescas como a melancia, por terem muita água, também são opções a não esquecer.

4) Coma alimentos frescos e leves para se sentir bem o dia inteiro!

O ideal é levar já sandes, fruta e saladas de casa e mantenha-os frescos numa bolsa térmica. Assim sabe exactamente o que está a comer e evita comer refeições pesadas!

5) E não se esqueça que depois de comer o ideal é esperar para entrar na água!

Fazer a digestão não é um mito criado pelos nossos pais! Quando começamos a fazer a digestão o nosso corpo passa a dar prioridade e a gastar energia no processo de digestão. Assim e dependendo do quanto comeu, aproveite a sombra e leia um bom livro…ou simplesmente relaxe e aproveite o bem-estar e a sensação libertadora que a praia e o mar nos provocam.

6) O mar nem sempre é o que parece!

Para não ser surpreendido pelos perigos escondidos do mar, os cuidados nunca são demais. Assim:

a) Confirme sempre as indicações dadas pelas cores das bandeiras

b) Tome banho apenas áreas supervisionadas por nadadores-salvadores

c) Se não houver informação disponível, consulte o nadador-salvador para saber outras informações sobre o estado do mar. Os agueiros muito frequentes na zona na nossa costa, são um dos maiores perigos do mar e responsáveis por mais de 80% das mortes por afogamento. Os agueiros são um fenómeno natural que torna a “corrente marítima demasiado forte para lutar contra ela” e que muitas pessoas não só desconhecem como não sabem como reagir. Num agueiro, mal levantamos os pés da areia, somos logo arrastados para dentro do mar e nestes casos o mais importante é flutuar e pedir ajuda e nunca nadar contra a corrente, pois vamos acabar por perder as forças.

7) Praticar actividade física é uma das coisas boas para fazer na praia!

Seja uma simples caminhada à beira mar, jogar raquetes, futebol, volley de praia…tudo serve para desfrutar do seu dia, divertir-se e sentir-se em forma.

8). Praia com crianças…Cuidados redobrados!

Se vai com crianças o dia vai ser um bocadinho mais cansativo 😊

Dependendo da idade fale com elas sobre os perigos do mar e de como é importante estarem sempre com o pai ou com a mãe por perto e usar braçadeiras caso não saibam nadar.

Estar à sombra, especialmente nas horas mais quentes, usar chapéu, beber água e pôr várias vezes protector solar são cuidados extremamante necessários. E depois é só desfrutar o dia em grande com os seus filhos…fazendo castelos de areia, chapinhando os pés na água ou lambuzando-se com um gelado ou com uma bola de Berlim.

Agora que seguiu todas as dicas, só falta arrumar as coisas, encher o carro e preparar-se para um dia em grande! E claro, não se esqueça de ser feliz…

Outros Artigos Recentes

Os meus Favoritos (0) X

Escolha agora as suas opções

Descubra connosco as novidades do seu bairro

Receba gratuitamente